Shorts@Fringe é uma secção do festival internacional de artes, Azores Fringe, que apresenta, dos quatro cantos do mundo, curtas metragens de 1 minuto a máximo de 15 minutos.
Nesta quarta edição, o Shorts@Fringe apresenta mais de 90 filmes desde animação (para uma audiência de família) documentários, ficção e até video-arte com imagens alternativas e sugestivas, apenas para adultos.
"Este é um programa que começamos logo na primeira edição do festival," diz Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, associação organizadora do festival. "Através das várias sessões de filmes conseguimos chegar a um público mais vasto e a locais mais remotos. A diversidade é incrível e a criatividade ainda maior."
O Fringe chegou às ilhas de São Miguel, Santa Maria e Graciosa com entidades parceiras da MiratecArts a apresentar sessões de filmes para crianças e família. O Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, na Terceira, também optou por fazer parte do Fringe e apresentar 4 sessões de filmes para os mais novos, a acontecer nos últimos dias do festival.
A ilha do Pico consegue ver todas as sessões e ainda podem ver filmes na MiratecArts Estádio Municipal da Madalena às quinta-feiras. Hoje, dia 21 é um apresentação especial de filmes a ver com as mais variadas artes no mundo e sua apresentação é no Auditório do Museu dos Baleeiros. Aquando do último dia de curtas, na quarta-feira dia 29, haverá uma sessão dedicada a filmes produzidos em Portugal a serem apresentados na Biblioteca Municipal de São Roque do Pico.
As audiências escolhem os seus favoritos e depois do festival o diretor artístico apresenta uma sessão de Prémios Audiência - Audience Awards com os favoritos.
Azores Fringe continua com as sessões Shorts@Fringe, exposições, workshops e ainda há teatro e música até 30 de junho com o encerramento na Câmara Municipal da Madalena.