A Biblioteca Municipal da Madalena está mais rica. Duas dezenas de livros, sobre a temática Montanhas, juntamente com a coleção de livros Planeta Tangerina, esta dedicada a crianças, foi doada pela MiratecArts.
Durante o Montanha Pico Festival, a MiratecArts foi recolhendo obras clássicas, obras de literatura infantil, contos, romances e livros de fotografia sobre montanhas do mundo. Algumas das obras foram apresentadas pelos seus próprios autores durante o festival.
Agora que o festival terminou, o diretor artístico da MiratecArts decidiu que o melhor local para estes livros é a própria biblioteca pública. "Se necessitarmos de consultar alguns destes livros, basta irmos à Biblioteca Municipal," diz Terry Costa. "Não é necessário a associação construir a sua própria biblioteca quando não temos nem espaço nem recursos para gerir uma biblioteca, adequadamente. Assim, os livros estarão à disposição dos cidadãos e não apenas de quem participa nos projetos artísticos."
"É sempre gratificante perceber quando as pessoas têm a noção de que a biblioteca é de todos nós," diz a bibliotecária Fernanda Medeiros. "Receber doações como esta é sempre uma mais valia para a comunidade. Os livros ficam ao dispor de todos sem exceção. É um património comum que todos podemos usar e é totalmente gratuito."
A MiratecArts pretende incentivar a Biblioteca Municipal da Madalena a elaborar uma secção especial, nas novas instalações, dedicada à temática da montanha. "Vivemos na ilha montanha, o ponto mais alto de Portugal," continua Terry Costa, "seria de grande importância investirmos neste tema e mostrar a sua relevância através de um destaque, na nossa biblioteca pública."
A associação apresenta autores e os seus trabalhos nos vários festivais que produz, localmente. Já alguns dos autores doaram livros à Biblioteca da Madalena, como a equipa da editora Planeta Tangerina. Terry Costa deseja que este gesto seja regular, no presente e no futuro. "Todos nós ficamos mais ricos quando alimentamos a Biblioteca, seja doando livros ou visitando-a."
---- ----
Bibliotecária Fernanda Medeiros e diretor artístico Terry Costa