Residência Artística no Pico um sucesso
2015-07-02
Residência Artística no Pico um sucesso
A associação MiratecArts iniciou o programa de residências artísticas na ilha do Pico no inverno passado. Artistas da Itália, França, Suiça e Galiza já passaram algum tempo na ilha montanha a desenvolver seu trabalho desde composição musical, captação de sons das ilhas, pintura e performance.
Pela primeira vez, uma artista açoriana aventurou e investiu um mês na Residência Artística da MiratecArts durante o Azores Fringe Festival.
Verónica Melo nasceu na ilha de São Miguel em 1990. Cedo soube que iria ser artista. Terminou a licenciatura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2012), estudou Artes Plásticas, ramo de pintura. Quando a oportunidade surgiu de passar um mês na ilha do Pico durante o maior festival de artes dos Açores, o Azores Fringe, ela não pensou duas vezes e aventurou logo no desafio.
Depois de contactar a associação e criar carimbos com a mascote de Fringe, Verónica fez um plano para longa participação.
"Foi uma experiência bastante enriquecedora quer em termos de trabalho quer a nível social," diz Verónica Melo. "Permaneci numa casa onde vários artistas de vários países e ilhas também permaneceram e partilharam o seu trabalho e experiência Fringe comigo."
Durante o festival, a artista pintou um mural, liderou workshops com crianças e criou uma instalação, para além de outras actividades variadas.
"Adorei participar num mural colectivo, e também ter a oportunidade de participar em vários eventos populares da ilha, aprendendo sobre os costumes da ilha. A minha experiência Fringe fez com que, sendo eu uma artista plástica micaelense, o meu trabalho fosse divulgado quer nos Açores como em outras comunidades portuguesas e, através de artistas de outros países, dado a conhecer fora de Portugal."
O diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, considera esta residência artística puro sucesso açoriano e adicionou que "esta primeira residência artística, por uma artista açoriana, mostra que nós nas ilhas necessitamos de aventurar mais nestes programas". Terry Costa espera que mais artistas açorianos assim o queiram fazer. "Na ilha do Pico, com a MiratecArts, apoiamos cada artista o mais possível. Cada programa é elaborado com o artista, suas ideias e recursos alcançáveis."
"Espero que esta seja a primeira de muitas residências artísticas da MiratecArts para que os artistas açorianos tenham a oportunidade de conhecer as maravilhas da ilha do Pico e possam assim dinamizar as artes nas ilhas do triângulo tendo a oportunidade de partilhar este tempo com outros artistas quer de Portugal como fora de Portugal", concluiu Verónica Melo.
Residência Artística com MiratecArts na ilha do Pico pode acontecer em qualquer altura do ano. MiratecArts lidera o Montanha Pico Festival no mês de Janeiro, Azores Fringe Festival no mês de Junho, o Roteiro de Arte Pública na Madalena, o projeto e rede online
www.discoverazores.org entre outros programas.
www.mirateca.com
Foto Jorge Gonçalves