Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Sonhos e histórias da ilha estão no Fringe

2016-06-13

Sonhos e histórias da ilha estão no Fringe através da arte

   
O festival internacional de artes, Azores Fringe, proporciona oportunidades dinâmicas não só para os artistas desenvolverem o seu trabalho mas também para as audiências terem experiências diferentes. Cada artista faz a sua proposta ao festival e, assim, a associação MiratecArts, que coordena a programação, inicia o processo do calendário para a edição. "Alguns projetos não chegam a ver audiências, mas muitos conseguem produto final," diz Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts. "Este não é um festival como outro qualquer. São os artistas que mandam. E a programação é mesmo sobre o nosso mundo de arte e artistas."

Davide Sousa já participou em várias edições do Fringe. Este ano, a sua proposta foi para desenvolver um trabalho fotográfico sobre sonhos. Assim, começou a conversar com as pessoas da ilha e conseguiu 13 sonhos, 13 rostos, para arrancar com a sua proposta. O trabalho está agora em exposição na Atlântico Teahouse, a nova casa chá na vila da Madalena, localidade da Areia Larga. A exposição de fotografia e de sonhos fica no ar até ao final do mês.

"Qual o sonho de vida que ainda não tinham realizado ou algo que neste momento gostava que acontecesse na sua vida?" foi a pergunta que o fotógrafo Davide Sousa fez a várias pessoas. "Não foi fácil, pois a maioria das pessoas não queriam ser fotografadas. Mesmo assim conseguiu-se um leque de rostos residentes em vários locais do concelho da Madalena."

Davide Sousa começou a dedicar-se à fotografia como um passatempo, já há alguns anos. Dedica-se, na maior parte, à paisagem da ilha. Com o Fringe, decidiu aventurar-se para algo um pouco diferente.

"O projeto social através de arte é uma forma mais dinâmica para aprendermos sobre o nosso mundo," continua Terry Costa. "Através destas imagens vamos conhecer a nossa sociedade, a população que já tem mais experiência, mais rugas, mais histórias para contar. E assim, desafiamos jovens a juntarem-se à MiratecArts para começarmos um novo trabalho de contar as histórias das nossas famílias, da nossa rua, nossa ilha."

A MiratecArts lança o desafio para um novo projeto: Histórias das Nossas Gentes, e convida os jovens que estiverem interessados em participar a juntarem-se à associação. "Vamos passar tempo com pessoas de gerações mais velhas, vamos ouvi-las, escrever os seus contos, desenvolvendo-os em novas histórias, dança, teatro ou música - esse é o novo desafio," conclui Terry Costa.

Ainda durante esta quarta edição do Azores Fringe, no domingo 19 de junho, o primeiro Encontro & Expedição Fotográfica vai acontecer na ilha do Pico. Qualquer pessoa, seja fotógrafo profissional, amador ou mesmo apenas interessado em fotografia, pode trazer a sua máquina e juntar-se ao grupo. Para participar, por favor, registe-se através do email info@mirateca.com ou telefone 963 639 996, assim como também se desejar juntar-se à equipa do novo projeto Histórias das Nossas Gentes. 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +