Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Fringe incentiva artistas a viver nas ilhas

2016-06-08

Fringe incentiva artistas estrangeiros a criar e viver nas ilhas


O Azores Fringe atraí a visita de artistas de todas as ilhas, de estrangeiros e até de estrangeiros que decidiram viver nos Açores. A quarta edição iniciou a 21 de maio no Vulcão dos Capelinhos.

Claudia Eppelt é alemã e visitou o Pico pela primeira vez no inverno passado. Participou no festival Montanha, organizado pela MiratecArts, que também organiza o festival internacional de artes Azores Fringe. "Fiquei apaixonada pela ilha e até comprei terreno." Agora, a pintora incentivou o seu parceiro, o músico Luis Anjos Teixeira, a participar no Fringe. O casal está planeando mudar-se para o Pico. Luis Anjos Teixeira ficará este mês de residência na ilha e apresentará a Harpa Gótica às audiências dos três concelhos da ilha, com apresentações na Gruta das Torres, no Salão Nobre de São Roque do Pico e no Auditório do Museu dos Baleeiros.

Pieter Adriaans vive na ilha de São Jorge já há 15 anos. Pintor, filósofo, compositor, continua entre a Holanda e os Açores dado que é professor universitário, na sua terra natal. Pieter participa no Fringe com uma exposição no Banco de Artistas no Faial e abre as portas para que a ilha de São Jorge entre no programa Fringe, pela primeira vez. Atelier de Kassfabriek, uma antiga fábrica de queijo na freguesia de Santo António, agora é uma galeria, um estúdio de música e um espaço para workshops - um centro cultural. A programação do Fringe em São Jorge inicia-se no dia 18 de junho e permanece até ao final do mês.

"O leite está vazio // Die Milch ist Alle" é a instalação e trabalho fotográfico com colagem que a artista Anja Schmid apresenta na Exposição Fringe, na Câmara Municipal da Madalena. Representando cenas picarotas com os obstáculos da vida de uma estrangeira na ilha, apresentado de forma cómica e irónica, a exposição da jovem artista está a ser um sucesso com a população local.
"Fringe oferece a oportunidade de construir projetos com outros artistas, trocar ideias, aprender, desenvolver, conectar," diz Anja Schmid. "Fazer parte do Fringe é comunicar com outros artistas e audiências, num contexto muito maior do que conseguiríamos a sós." Anja é designer, formada pela Faculdade de Belas Artes de Hamburgo (Alemanha) e escolheu viver na ilha do Pico, há já 3 anos.

Marjella Vermazeren lidera Barro & Barro na Ribeirinha do Pico. Já faz vida na ilha há quase 6 anos e não tem planos para voltar a viver na Holanda. A sua participação no Fringe inclui workshops de Raku. Santiago Mayo vem passar férias de verão nas ilhas, deixando a Espanha para o Inverno, mas um dia pretende ficar por cá.A sua participação consiste de instalações na Câmara Municipal da Madalena. Estes artistas, entre outros, vão assim criando e vivendo nos Açores - e o Fringe incentiva-os a tal. A programação continua com eventos até a 30 de junho. www.azoresfringe.com

Foto: Anja Schmid apresenta "O leite está vazio" na Exposição Fringe, Câmara Municipal da Madalena, Pico. 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Galeria Costa no Azores TOP 10

2017-10-11 00:12:58

Galeria Costa nomeada para o Azores Top 10

 ...

LER +

Açores no Canadá

2017-10-01 23:37:41

MiratecArts apresenta fotógrafos açorianos ao Ca...

LER +