Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Vila da Madalena mais perto de Oakville, Canadá

2016-02-24

A associação MiratecArts apresentou no seu plano de 2016 o projeto Clube de Amizade Oakville - Madalena Friendship Club. Este projeto consiste em aproximar as duas vilas através de arte e artistas. O diretor artístico da MiratecArts nasceu na vila canadiana e já encontrou mais de duas dezenas de residentes na vila da Madalena do Pico na mesma situação. "Não é só os que vivem cá nos Açores que nasceram lá fora, pois sabemos que muitos mais madalenenses vivem na vila canadiana," diz Terry Costa.  

Esta semana, em visita a Oakville, Terry Costa encontrou com várias entidades incluindo o Mayor (Presidente da Câmara) Rob Burton que congratulou o projeto e incentivou para mais intercâmbio entre as duas vilas, não só com as comunidades portuguesas mas em especial a sociedade em geral. "Eu só tive a oportunidade de passar pelos Açores uma vez, e foi devido o voo necessitar de uma aterragem de emergência, isto em 1965," conta Mayor Rob Burton, "mas pelo que vejo, as ilhas portuguesas são um paraíso que produz gente trabalhadora, o qual temos uns milhares aqui em Oakville." Avançando que ainda um dia gostava de voltar e se banhar pelos ares açorianos, Mayor Burton agradeceu o presente do Presidente da Câmara da Madalena José António Soares, entregue por Terry Costa, e retribuiu mandando um símbolo de Oakville ao líder do município açoriano. "As portas do município e de todas as nossas estruturas estão abertas para colaborarmos no que for possível com este projeto. Tem o meu apoio para usarmos Oakville para aproximar cada vez mais o Canadá aos Açores e vice-versa" terminou Rob Burton.

Encontros com a diretora do departamento de artes Dra Bernadette Ward e a coordenadora do Centro Recreativo e Cultural Queen Elizabeth Park, Tonia Di Risio, também aconteceram nesta viagem, assim abrindo cada vez mais as portas à programação a ser desenvolvida e promovida na sociedade canadiana. Terry Costa também encontrou com representantes dos dois grupos portugueses na vila, Filarmónica Lira Bom Jesus e Grupo de Folclore Português de Oakville que se mostraram abertos a colaborar nesta aventura para dar mais visibilidade à Madalena, e aos Açores.

Outro encontro, que já está a dar frutos, foi com vários departamentos de Sheridan College, a maior escola de artes de ensino superior no Canadá. Prestes a ser legalizada como universidade nacional, Sheridan vai apoiar através de promoção e incentivar os seus funcionários criativos e estudantes a fazerem propostas para investir nos Açores. Alguns dos professores de departamentos reconhecidos no mundo como os melhores na sua área, incluindo animação e teatro, já preparam excursões para vir até à ilha montanha. E ainda, o departamento de dramaturgia está a desenvolver o novo musical Atlantis.

Oakville é uma vila localizada nos subúrbios metropolitanos de Toronto com cerca de 182 mil habitantes, em que 2.2% tem português como língua materna, sendo a comunidade maior de língua não oficial (inglês e francês), seguido de italiano.
A comunidade portuguesa nesta pitoresca vila está bem integrada na sociedade canadiana e distribuída por todas as áreas da vila, com destaque Kerr Village onde se encontram alguns locais de comércio como a Lusitania Bakery & Cafe e a Azores Market.

--- ----
Foto: Terry Costa da MiratecArts e o Mayor (Presidente da Câmara) de Oakville, Rob Burton 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Galeria Costa no Azores TOP 10

2017-10-11 00:12:58

Galeria Costa nomeada para o Azores Top 10

 ...

LER +

Açores no Canadá

2017-10-01 23:37:41

MiratecArts apresenta fotógrafos açorianos ao Ca...

LER +