Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Roteiro de Arte Pública na Madalena a crescer

2015-02-01

Roteiro e Arte Pública na Madalena continua a crescer

Durante o primeiro Montanha Pico Festival, que aconteceu no mês de Janeiro, novas obras de arte pública foram realizadas na vila da Madalena.

O Montanha Pico festival foi um sucesso artístico e educativo com centenas de pessoas a visitar a Casa da Montanha, entre outras localidades,  no mês historicamente conhecido como o mais calmo e silencioso. A estreia da dança contemporânea "THE RISE 2351m", o concurso de fotografia com participação de fotógrafos de mais de 20 países e a criação de novos pratos gastronómicos de temática os produtos da ilha montanha, estão entre os pontos mais altos do festival eclético.  Entre exposições, workshops, sessões de filmes, apresentações musicais e de livros de temática montanha, o Montanha Pico Festival também abraçou artistas que realizaram instalações e pinturas de murais gigantes.

O jovem picaroto Sancho C realizou uma instalação permanente intitulada "The Farm" que incluí 50 animais em barro pintado. As mini criaturas encontram-se no rochedo da zona da Barca e podem ser difíceis de encontrar,  o que já deu inicio a um jogo para os locais que frequentam a área regularmente. Enea Mangili e Mercé de Rande vieram da Suíça e Galícia respetivamente para pesquisar os sons da ilha montanha e apresentar workshops musicais. A montanha os inspirou a deixar pinturas na doca da vila assim adicionando "Pico Poseidonis" e "Dea Della Montagna" ao Roteiro de Arte Pública na Madalena.
Rocio Matosas voltou à ilha, depois de criar o maior mural nos Açores, Baco, que percorre o Estádio Municipal da Madalena. Desta vez,  seu trabalho consistiu de uma escultura jardim utilizando materiais achados e sapatos velhos, que as pessoas da ilha ofereceram ao projeto. "Guardião da Montanha" é a nova obra que pode ser visitada no Jardim dos Maroiços.
"Voltar é sempre uma alegria. Voltar a lugares com lembranças maravilhosas, e pessoas com quem gosto de criar e recriar. Os Açores roubaram meu coração e o Pico com a sua beleza vulcânica e força de vida me convida a sonhar em voltar novamente," diz Rocio Matosas, já a planear uma terceira visita para o festival internacional de artes, o Azores Fringe.

A maior obra conseguida no Montanha Pico Festival foi sem dúvida "The Last Atlantean".  Em estilo BD, o jovem artista Guilherme Gamito realizou este mural. "Um ser gigante torna-se ilhas e ilhéus, uma metamorfose orgânica cuja petrificação do corpo é modificada pela intervenção de uma chuva de meteoritos. A narrativa é apresentada em quatro painéis gigantes a preto e branco," explica Guilherme Gamito, adicionando que "a ilha do Pico é uma terra onírica onde o  tempo parece abrandar para dar impulso á imaginação." 
Guilherme Gamito é licenciado em Arte Multimédia e Animação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Já participou em múltiplas exposições e trabalha em cinema de animação autoral numa empresa audiovisual em Lisboa. The Last Atlantean é a sua primeira ação de rua.

O Roteiro de Arte Pública na Madalena, Pico, está mais rico agora com o total de 14 peças únicas. Um novo mapa, para melhor visitar a vila através do roteiro de arte, está a ser lançado ao público. No verão passado esta ferramenta provou ser muito útil, não só para turistas mas também residentes na ilha, que com suas famílias visitaram as obras de arte e criaram momentos fotográficos memoráveis.

Associação MiratecArts tem por finalidade realçar o indivíduo, a equipa e a produtividade organizacional no mundo da cultura artística. Projetos inclui o Azores Fringe Festival, DiscoverAzores, Atlantes, Roteiro de Arte Pública na Madalena e o Montanha Pico Festival que estreou este mês de Janeiro. www.mirateca.com



DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

notas curtas

2018-11-11 11:17:49

Festivais Montanha e Cordas nomeados a Prémios...

LER +

MiratecArts na WOMEX

2018-10-28 14:04:35

MiratecArts levou os Açores ao mundo da música ...

LER +