Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Audiências triplicam no Montanha

2016-02-01

Segunda edição do Montanha Pico Festival triplicou audiências


 
Artistas da ilha do Pico, da região autónoma dos Açores, Portugal e vários países, partilharam sua arte, ideias criativas e projetos de temática montanha, durante o mês de janeiro, na ilha ponto mais alto de Portugal. Montanha Pico Festival, um projeto da associação MiratecArts, faz parte da agenda do Mountain Partnership, entidade internacional com as Nações Unidas, a promover iniciativas e diálogo sobre assuntos de regiões montanhosas, através das artes.

Este ano, na sua segunda edição, Montanha Pico Festival apresentou programas e encontros de arte, música, dança, filmes e exposições, triplicando as audiências nos vários locais das actividades, incluindo a Casa da Montanha, Museu dos Baleeiros, Câmara Municipal da Madalena e a Gare Marítima.

"É sempre bom de ver as audiências se aproximarem de programas culturais artísticos," diz o diretor artístico Terry Costa. "Apenas à uns anos atrás, quando iniciámos actividade nas ilhas, era muito difícil conseguir mais pessoas do que as que estavam a apresentar o evento. Hoje, alguns dias fica é difícil para as audiências conseguirem entrada nos eventos."

O Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge, garantiu apoio ao projeto nos seus primeiros 3 anos, o que tudo indica que 2017 vai ver a terceira edição do Montanha Pico Festival. Qualquer pessoa pode fazer proposta de participação de trabalhos sobre a temática da montanha. "Entidades internacionais trabalham connosco para termos algo novo e mais desconhecido para as nossas audiências," continua Terry Costa," mas o mais engraçado e estimulante é termos pessoal local a desenvolver os seus próprios projetos para o festival."

No último fim-de-semana do festival de janeiro, a cornucópia de artistas incluiu a micaelense Verónica Melo, que apresentou uma coleção de carimbos da flora açoriana, incluindo o Bremim da Montanha. Flora que também é tema do próximo concurso de fotografia da associação. Ilustradora Madalena Matoso apresentou o livro Montanhas com atividades para crianças e Pedro Cuiça apresentou o livro Passo a Passo, Manual de Caminhada e Trekking. Escultora Rocio Matosas, do Uruguai, voltou ao Pico para apresentar uma série de esculturas, Bestas da Montanha, um projeto que intende desenvolver no futuro e apresentar uma grande exposição. Catalina Lescano, bailarina oriunda da Argentina, criou uma dança inspirada pela montanha, apresentando na rua, durante uma tempestade de chuva, criando um cenário inesquecível. E assim se faz o Montanha, com conversa sobre os vários temas ambientais, que revolvem à volta de regiões montanhosas, e se passa uma tarde bem acompanhada com chá e o Lajido da Picowines.

O Montanha volta para o ano, mas MiratecArts já está planeando a próxima aventura artística, assim promovendo os Açores com arte e artistas. 
www.mirateca.com


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +