Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Experiências artísticas na MiratecArts

2016-01-28

Experiências artísticas na MiratecArts trouxeram mais de 200 artistas à ilha do Pico

Através dos projetos da MiratecArts, mais de duas centenas de artistas já visitaram a ilha do Pico, para desenvolver trabalhos artísticos ou apresentar sua arte já produzida.
"A associação recebeu propostas de artistas de 90 países," diz o diretor artístico Terry Costa. "Estamos celebrando o nosso quarto aniversário e o que me dá mais prazer continua a ser a resposta positiva dos artistas que vem cá visitar e as sinergias que conseguem elaborar com os residentes."
Ana Paxeco é uma artista multidisciplinar que tem uma exposição no Montanha Pico Festival, a decorrer até ao final do mês de janeiro, mas também já participou no Azores Fringe com um trabalho mural, "Música nos Corações", que agora integra o Roteiro de Arte Pública na Madalena
"A minha experiência com MiratecArts tem sido fabulosa. Na primeira vinda ao Pico fui super bem recebida pelos habitantes da Madalena e principalmente pelo Terry Costa e pelos outros artistas açorianos e luso-descendentes, tornando-se esse intercâmbio artístico e cultural o principal factor que me fez voltar ao Pico no contexto do festival Montanha. Estou a aproveitar estes dias para conhecer e compreender melhor o contexto artístico, a sensibilidade das pessoas locais à arte e o que significa ser artista num espaço tão singular como os Açores ou a ilha do Pico em especifico," diz Ana Paxeco. "Tive a sorte de conhecer a artista plástica Helena Amaral que também tem a sua obra integrada no festival e através da sua personalidade cativante me tem dado o seu ponto de vista sobre estas questões."
Quando foi convidada a participar no festival Montanha, a artista, licenciada em artes plásticas pela Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha, aceitou prontamente. "Como pintora é muito estimulante ter como tema uma paisagem tão forte e inspiradora, como a montanha do Pico. Pura Rocha é o título que dei à minha exposição porque a memória mais forte que tinha da ilha era a rocha negra, vulcânica, e os muros que rendilham toda a base da ilha dividindo e protegendo as vinhas." Foi por aí que a artista iniciou o conjunto de 45 pinturas de pequenas dimensões ilustrando os muros e as pedras, passando depois para plantas, árvores e pássaros que podemos observar ao longo de qualquer passeio pela montanha. Agora, o seu trabalho pode ser observado na galeria da Câmara Municipal da Madalena, até ao final do mês de janeiro.
"A cultura é a nossa identidade e através da cultura crescemos pessoas conscientes e participativas para uma sociedade melhor. Este tipo de festival é desta forma muito importante em zonas de mais difícil acesso à cultura e é uma oportunidade. para artistas de todas as áreas. de fazerem a diferença," conclui Ana Paxeco, que já está a elaborar um novo projeto com MiratecArts, para conseguir voltar à ilha em 2017.
  --- --- 
Foto: Kreatiphoto


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +