Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Carlos Farinha voltou à ilha do Pico

2016-01-12

Artista Carlos Farinha deixa marca na ilha e festival "Montanha"

"O Pico tem uma presença visual fortíssima e simbólica que influencia qualquer visitante," diz o galardoado artista Carlos Farinha, durante sua apresentação no Montanha Pico Festival. "O festival Montanha foi o modo de poder desenvolver um conjunto de trabalhos sobre a montanha do Pico.O que mais me fascina é uma relação estreita entre o mar, a montanha e o seu vulcão. Para além disso, as pessoas que nela vivem fazem a ilha ser muito mais especial."
Na vila da Madalena, duas grandes pinturas, que fazem parte do Roteiro de Arte Pública, são da autoria deste artista luso-francês. "La muse bleu... L´amuse bleu" foi a sua primeira obra na ilha em 2013, que se encontra no Jardim dos Maroiços. Em 2014 seguiu com a peça estilo 3D intitulada "A Picarota", que de acordo com o diretor artístico da associação MiratecArts é a mais fotografada pela cidadania. "Conseguir ter um artista como Carlos Farinha na nossa ilha é fantástico, não só para ganharmos mais arte, como também incentivar artistas locais a se expressarem de formas diferentes," diz Terry Costa.
Desde a sua última paragem pela ilha, Carlos Farinha, que agora reside em Lisboa, foi convidado pelo Presidente da República para participar na conferência de temática a arte e a juventude, Os Roteiros do Futuro. Recebeu Prémio Nacional Vidarte, arte contra a violência doméstica, atribuído pela Secretaria de Estado da Igualdade de Género. Uma das suas pinturas ficou viral nas redes sociais que o levou até ao Kurdestão Turco, para ir entregar a pintura original ao representante da cidade de Kobane, esta que foi atacada pelo estado Islâmico. Sua arte, exposta nos quatro cantos do mundo e em coleções desde Paris a Macau, locais que também o viram passar neste passado ano. "Carlos Farinha é um grande nome no mundo das artes plásticas, e é sempre um prazer o acolher na nossa ilha do Pico," conclui Terry Costa. "A vinda de artistas de outros locais até à ilha do Pico, é um grande valor para todos nós, e ainda melhor quando os próprios artistas conseguem ser inspirados por novas linguagens, imagens, sons e aventuras que a própria ilha lhes proporciona."
"Tive a oportunidade de conhecer uns lugares maravilhosos desde a Gruta das Torres aos prados com vacas, que me lembra da Suiça. A enorme recta que atravessa a ilha e o bailo da chamarrita," continua Carlos Farinha. "Para mim foi um momento engraçado participar na chamarrita, uma actividade muito social que acho que devia ser explorada como cartão de boas vindas à ilha, e ser regularmente apresentada nos pontos de entrada."
Carlos Farinha apresentou a exposição "montagnes", que mostra seis pinturas inspiradas pela montanha da ilha do Pico, e fica na Casa da Montanha até ao final do mês.
O Montanha Pico Festival continua até ao dia 31 de janeiro com as exposições e eventos desde filmes curtas às quartas-feiras e o Chá na Casa da Montanha aos domingos. O concerto do senhor Vulcão acontece esta sexta-feira 15 pelas 21h no Auditório do Museu dos Baleeiros, que também acolhe o cineasta Luis Filipe Rocha este fim de semana para apresentar sua ultima obra "Cinzento e Negro". Ainda para acontecer o lançamento dos livros "Montanhas" de Madalena Matoso, "Passo a Passo" de Pedro Cuiça, e a vinda do canadiano-português e vencedor do maior prémio de escrita no mundo inglês "Commonwealth", paulo da costa, que vem apresentar seu novo poema "eco (lógico)". Para mais programação visite www.picofestival.com 

--- --- 
Foto de Elisabete de Sousa: Carlos Farinha com a escultora Helena Amaral, que lançou este passado fim de semana o Roteiro dos Sorrisos de Pedra na ilha do Pico. 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +