Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Montanha... exposições de arte em 4 locais da ilha

2016-01-01

Montanha Pico Festival apresenta exposições de arte em quatro locais da ilha


 
O ambiente, a convicção de que se precisa fazer algo, usando a cultura para informar, sensibilizar e dar vida ao espaço público são os denominadores comuns entre o projeto SMArt, apoiado pelo Governo da Suiça, e duas exposições apresentadas no Montanha Pico Festival este mês de janeiro.

A primeira exposição do festival, que abriu logo no dia um do ano na Gare Marítima da Madalena, é da responsabilidade da artista suíça Laurence Piaget. Uma coleção de fotografias "O Agonizante Glaciar", que atestam a extinção destes gigantes de gelo. As fotos carregam um simbolismo que deve levar-nos a reagir e mudar o nosso comportamento diário para beneficiar o ambiente. A artista explica que a sua intenção "é proporcionar um fiel reflexo da sociedade contemporânea. Meu objetivo é participar e insistir na sensibilização, como minúsculos riachos brotando aqui e ali, criando uma mudança da maré através da ação individual e coletiva e reverter as repercussões das alterações climáticas."

Sexta-feira dia 8 de janeiro no Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico abre "Mythical Mountain", a Montanha Mítica de Maralagua Badarch, oriunda da Mongólia. A artista considera as montanhas "extraordinárias, figuras míticas de outra era, vulneráveis apesar de seu poder." Assim, através das suas fotos apresenta montanhas, glaciares e florestas sob uma luz particular, reconhecendo velhos homens furiosos, gigantes adormecidos e tartarugas azuis, "criaturas que saem de outro mundo e vivem entre nós."

Também patente no Museu dos Baleeiros, com sua abertura esta sexta-feira dia 8 de janeiro pelas 21h, e com a presença do artista, o festival apresenta "Horizontes" de Pieter Adriaans. Oriundo da Holanda, mas um já conhecido residente nos Açores, mais propriamente na ilha de São Jorge, Pieter volta ao Pico depois de nos apresentar o seu estilo da viola da terra para mostrar pintura e escultura. "O horizonte é o paradoxo do pintor. É onde o olho se fixa na tela enquanto a mão não consegue chegar. Para o viajante o horizonte é a margem do mundo que produz novas terras, novas aventuras, novos monstros... ou apenas fata morganas," diz o artista deste seu trabalho.

Na Câmara Municipal da Madalena de 4 a 29 de janeiro, de segunda à sexta das 09h às 17h, pode visitar a exposição "Montanhas do Mundo: Flora e Fauna" que apresenta as fotografias finalistas ao concurso internacional da associação MiratecArts. Uma seleção de imagens de 23 países, proporcionadas por 72 fotógrafos compõem "uma cornucópia visual como nunca antes apresentada nestas ilhas," diz o diretor artístico Terry Costa, adicionando que "com estas apresentações também esperamos incentivar artistas locais a pensar um pouco mais porque tiram fotos ou pintam telas, e não terem medo de se expressar através da arte." Esta exposição também apresenta trabalhos de parceiros da Inglaterra e da Polónia do Mountain Partnership (Nações Unidas) que o Montanha Pico Festival também faz parte, assim como uma coleção de pinturas, do português Manoel Costa, alusivas ao ponto mais alto de Portugal.

No dia 10 de janeiro, no programa do Chá na Casa da Montanha, que acontece aos domingos pelas 15h, o artista luso-francês apresenta suas pinturas inspiradas na montanha, a qual intitula apenas de "Montagnes".
A exposição na Gare Marítima da Madalena está aberta diariamente. As exposições no Museu dos Baleeiros, Lajes do Pico, estão abertas de segunda à sexta das 09h às 17h e aos sábados e domingos das 13h30 às 17h até ao final do mês de janeiro. Para mais programação do festival que celebra montanhas com arte e projetos artísticos, visite o site www.picofestival.com
Concertos, apresentações de livros, sessões de filmes e aventuras acontecem durante todo o mês de janeiro.


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +