Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Ação Mundial Teatral sobre Alterações Climáticas

2015-12-13

No Dia Mundial da Montanha, 11 de Dezembro, a associação MiratecArts juntou-se à ação mundial teatral sobre alterações climáticas - Climate Change Theatre Action. Mais de 20 países apresentaram o trabalho de 50 escritores de teatro. A ação liderada por entidades nos Estados Unidos da América e Canadá (No Passport, The Arctic Cycle, Theatre Without Borders) aconteceu em paralelo ao apoio da COP 21, a Conferência Mundial Climática, que teve lugar em Paris, de 30 de Novembro a 11 de Dezembro, liderada pelas Nações Unidas.

  
Esta ação "Artivista" sobre as alterações climáticas foi uma oportunidade para refletir, com várias comunidades, sobre as questões vitais do planeta, continuando a missão com uma amostra teatral, que pode iluminar a relação entre os seres humanos e a Natureza.

A MiratecArts escolheu apresentar uma leitura encenada da peça "Tomate Português" de Elaine Àvila, uma das líderes do projeto mundial e luso-canadiana descendente da ilha do Pico.

Elaine Ávila tem trabalho publicado nos EUA e Canadá e suas peças teatrais têm sido apresentadas, nos quatro cantos do mundo. Descendente de famílias da ilha do Pico, a escritora admite só ter começado a investigar suas raízes depois de ter conhecido o diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa.

"Quando conheci Terry Costa, a minha descendência açoriana era, então, infelizmente, quase invisível," diz a escritora. " O trabalho do Terry em prol da sua herança portuguesa, me inspirou e comecei a investir em histórias que me levaram a uma residência de três anos no Centro de Teatro em Vancouver, onde estou escrevendo peças sobre as minhas raízes portuguesas, uma delas sendo o Tomate Português que faz parte agora desta ação mundial."

A apresentação, na ilha do Pico, teve a participação das actrizes Sofia Sousa e Cláudia Melo. A apresentação aconteceu no Pavilhão do Candelária Sport Clube, mais uma conexão canadiana devido ao desporto do hóquei e, no meio da Feira Comercial da Associação de Comerciantes da Ilha do Pico, assim projectando a uma audiência não tão familiar com o trabalho da MiratecArts e dando mais valor ao projeto e peça que tem tudo a haver com a forma com que produzimos e vendemos os produtos hoje em dia. 

www.mirateca.com
Foto: Pedro Silva


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +