Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

notas PT

2019-12-20

MiratecArts no Canadá

Promover os Açores com arte e artistas é um dos objetivos principais da MiratecArts. Terry Costa, o diretor artístico da associação cultural sem-fins-lucrativos, aproveita todas as oportunidades quando está além mar para avançar e este outono foi no Canadá. Entre reuniões e visitas de estudo e trabalho, várias oportunidades para promover os Açores aconteceram com meios de comunicação, entidades culturais e ainda na comunidade portuguesa. O destaque foi para a promoção do livro Ilustrar Açores, que conseguiu hora nobre no programa de notícias "Focus Portuguese" na OMNI TV e ainda uma grande conversa com o podcast creativespin. O livro Ilustrar Açores é uma ferramenta educativa de grande importância que apresenta trabalhos de 20 artistas açorianos. Todas as casas na região deviam ter o livro Ilustrar Açores, e mostrar a quem visita, sendo uma visão contemporânea da região destacando grandes talentos.

AnimaPIX
A quarta edição do festival de animação na ilha do Pico, AnimaPIX, aconteceu de 11 a 15 de dezembro, na Biblioteca Auditório da Madalena. Filmes, curtas, contos e livros, com o foco na arte da animação ilustrada, viram mais de mil pessoas usufruírem da programação deste ano.
A parceria com RJ Anima trouxe sessão de contos para todas as idades. Duas contadoras de histórias, Lucrécia Alves e Ilda Aguiar, "soltas" no AnimaPIX criaram momentos onde a palavra era rei e rainha, e ainda deram um saltinho à MiratecArts Galeria Costa e ao Cella Bar para um evento especial.
Além das estreias de grandes filmes, e da celebração de 30 anos de Totoro (Studio Ghibli), mais de duas dezenas de curtas foram apresentadas com o destaque para a retrospetiva de Regina Pessoa, que recebeu o Prémio Atlante da MiratecArts por 20 anos de excelência em animação. Ashley Gerst, dos Estados Unidos, recebeu o Prémio Audiência pelo filme The Spirit Seam.
A Sala BD apresentou dezenas de centenas de revistas de banda desenhada, proporcionando momentos incríveis às crianças, especialmente as que nunca tinham tido a experiência das histórias aos quadradinhos. Workshops que incluíram a criação de personagens e monstrinhos com areia moldável foi mais uma das atrações para toda a família, neste festival dedicado à criança em todos nós.

Livros no AnimaPIX
O diretor artístico da MiratecArts apostou no livro para a quarta edição do AnimaPIX. Uma mini livraria, cortesia da editora açoriana Letras Lavadas, estava à disposição dos visitantes. O livro clássico em destaque foi "O Homem que Plantava Árvores" de Jean Giono, o qual Terry Costa apresentou a vários grupos do segundo e terceiro ciclos e ainda secundário - mais de 1000 crianças e jovens estudantes participaram nas sessões especiais apresentadas para as escolas locais.
A apresentação dos novos livros "As Aventuras do João Rezingão" de Ana Paula Leite e "A Menina que se Picou num Cato" de Diana Zimbron com ilustrações de Pieter Adriaans, assim como o lançamento estreia do livro "Néveda nos Açores" de Terry Costa, ilustrado por Vera Bettencourt, a nova aposta que tornou-se um grande sucesso e que se pretende que continue assim esta secção do festival em futuras edições. AnimaPIX é o festival de animação na ilha do Pico e tem apoio da Direção Regional da Cultura e da Câmara Municipal da Madalena.

Dia da Montanha
Dia Internacional da Montanha, um programa das Nações Unidas, é celebrado anualmente a 11 de dezembro. A MiratecArts aproveita este dia, em parceria com a Direção Regional do Ambiente, para apresentar o programa do Montanha Pico Festival. Este ano aconteceu no Centro de Interpretação Regional, a Casa dos Vulcões, no Lajido de Santa Luzia. Os presentes tiveram a oportunidade de visitar este novo centro, os seus destaques e ainda presenciaram a inauguração da escultura #175 no Roteiro de Sorrisos de Pedra de Helena Amaral, que fica permanente na Casa dos Vulcões, com vista para a montanha mais alta de Portugal.
O festival de arte e aventura de temática cultura montanhosa arranca a 3 de janeiro no Museu dos Baleeiros com a apresentação do livro INPICO de José Efe e a exposição acompanhante de aguarelas por Judy Rodrigues. O encerramento é a 31 de janeiro no Auditório da Madalena com o lançamento do CD e concerto "A Montanha" do trio do acordeonista Nuno Carpinteiro. Exposições, terças de cinema, manhãs de sábados visitas a grutas e tardes de domingo com chá na Casa da Montanha fazem parte da grande programação que vê artistas de vários países a juntarem-se aos locais para esta a sexta edição do Montanha.  


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Trio Nuno Carpinteiro estreia no Pico

2020-01-28 06:36:11

Trio Nuno Carpinteiro estreia no Pico LER +

Noites de Cinema no Montanha

2020-01-26 20:01:21

Cinematografia de excelência encerra noites de...

LER +