Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Festival Cordas bate recorde de audiências

2019-09-16

Festival Cordas bate recorde de audiências

Artistas de 9 países, incluindo várias ilhas dos Açores, juntaram-se na Madalena, ilha do Pico, para a quarta edição do Cordas, o festival de músicas do mundo.

"Foram 5 dias de pura educação sobre culturas de várias regiões e países através da arte dos cordofones" disse Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, entidade fundadora do mais galardoado festival açoriano, durante o encerramento do evento que aconteceu ao ar livre na MiratecArts Galeria Costa. "E, este ano, batemos o recorde de participação, quer nas intervenções escolares como também nas audiências no Auditório da Madalena."

Desde conferências, workshops e concertos em vários locais no concelho da Madalena, o Festival Cordas apresenta os instrumentos de corda e seus tocadores desde o tradicional ao original. A Viola Caipira do Brasil, korá da Guiné, e duas cítaras chegaram ao festival pela primeira vez através das mãos dos artistas Afonso Villasanti, Mestre Galissá e Andrew Cronshaw, juntando-se, assim, às mais variadas guitarras, violinos e outros instrumentos mais conhecidos e tocados regularmente pelas ilhas, incluindo o instrumento mais único e tradicional dos Açores e a razão pela fundação deste festival, a Viola da Terra, a viola dos dois corações.

No encerramento do festival, Terry Costa desafiou o Trio Canarinho da ilha do Pico a gravar as músicas tradicionais da ilha para um futuro lançamento no Cordas, este sendo um dos objetivos do festival. Registar o passado enquanto apoiando sons contemporâneos e apresentando instrumentos de corda de todos os cantos do planeta fazem parte do plano anual.

A quarta edição do Festival Cordas teve apoio principal da Direção Regional da Cultura, Câmara Municipal da Madalena e Picowines, com a adição do novo parceiro, a Cooperativa Leite Montanha. "Juntos conseguimos mais" diz Terry Costa, apelando a empresas com produtos regionais de alta qualidade, ou serviços que conetem com o mundo das artes e turismo para se juntarem à família MiratecArts, apoiando assim o desenvolvimento da região através da arte e artistas. 

Foto: Helder Gonçalves


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Macaronesia Arts Network

2019-10-29 09:22:27

Terry Costa lidera Macaronesia Arts Network

 ...

LER +

Spotlight Finland no Cordas 2020

2019-10-28 18:18:55

Finlândia em destaque para Festival Cordas 202...

LER +