Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Notas

2019-04-30

Agrupamento 808 na Galeria Costa

O Agrupamento 808 do CNE da Candelária visitou a MiratecArts Galeria Costa pela primeira vez, no passado mês de Março.
Os jovens caminharam pelos trilhos da propriedade repleta de instalações artísticas e surpresas da natureza como a gigante Faia da Terra e a horta de tintureiras.
Para Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, visitas destes grupos de jovens locais são muito bem vindas, oferecendo horas de educação de uma forma diferente. "É sempre satisfatório receber grupos de estrangeiros, que já se habituaram a visitar a nossa casa" diz Costa "mas quando se recebe os jovens da ilha, aquece muito mais o coração. O que espero é que estes momentos incentivem para uma sociedade muito mais criativa, abraçando a diferença para desenvolver um futuro melhor."
O Agrupamento 808 foi fundado em fevereiro de 1987, onde Terry Costa fez parte do primeiro grupo de Lobitos na patrulha Leão. "...deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos..." já dizia Baden-Powell, o fundador do escutismo - um ideal que conjuga com os objetivos da MiratecArts.
Pawtucket no Pico
International Charter School (ICS) da cidade de Pawtucket, estado de Rhode Island, nos Estados Unidos da América, visitaram a ilha do Pico com a MiratecArts.
Uma escola americana que ensina a língua portuguesa, ICS já faz dos Açores uma paragem anual, tendo passado nos últimos anos nas ilhas de São Miguel e Terceira. Em 2019 escolheram as ilhas do Faial e do Pico para a sua viagem cultural de aprendizagem da cultura portuguesa.
Gabriela Silva organizou os planos gerais da visita e com o apoio de transporte da Santa Casa da Misericórdia da Madalena, no Pico, uma turma de jovens do 5o ano, e as suas professoras, visitaram pontos de interesse na ilha maior. Roteiro de Arte Pública na Madalena, o Museu do Vinho e o Museu dos Baleeiros, uma caminhada pelas vinhas da Criação Velha e paragem no Moinho do Frade, visita à casa dos Sorrisos de Pedra de Helena Amaral e à MiratecArts Galeria Costa, acompanhados por Terry Costa, preencheram a agenda do dia dedicado à ilha montanha.
Quinta da Lusofonia
O diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa, presente no 31o Colóquio Internacional da Lusofonia, de 12 a 15 de abril 2019, na Vila de Belmonte, apresentou um novo projeto, para ser concretizado nos próximos anos na propriedade da MiratecArts Galeria Costa: Quinta da Lusofonia.
Enquadrado na já galardoada propriedade da Galeria Costa, na freguesia da Candelária, Pico, a Quinta da Lusofonia é um espaço de cerca de 800 metros quadrados dedicado às palavras, aos poetas e às poetisas de língua portuguesa, espalhados pelo mundo - desde os que já disseram o seu último adeus, às novas gerações que por aqui ainda passam. A exposição permanente no basalto vulcânico representará as regiões e países da língua de Camões, incluindo as maiores comunidades portuguesas espalhadas pelo planeta.
A Quinta da Lusofonia está projetada para uma inauguração no outono 2021, arrancando as celebrações dos 10 anos da Associação MiratecArts e, na altura do 36o Colóquios da Lusofonia, a aconteceram na Madalena, ilha do Pico.
Palhaças do Bolina vem para o Pico
Diretores da MiratecArts e das Descalças Cooperativa Cultural encontraram-se em Castelo de Vide para assinar um protocolo entre as duas entidades e propagar o objetivo de dar mais visibilidade às palhaças de todo o mundo.
Terry Costa e Maria Simões têm vindo a colaborar através do Azores Fringe, o festival internacional de artes nos Açores, desde a sua primeira edição em 2013. Agora, pretendem fortalecer as suas relações criando uma extensão do Bolina - Festival Internacional de Palhaças, que acontece no Alto Alentejo, onde a sua futura edição, em 2021, incentivará as artistas palhaças a fazerem o percurso ao centro do Oceano Atlântico para continuar a jornada.
"Estamos, assim, a criar um espaço de encontro e reflexão entre as participantes, proporcionando formação a artistas e público em geral, bem como dar ao público local e turista a possibilidade de assistir a espetáculos de elevada e reconhecida qualidade artística internacional" diz Maria Simões a fundadora do Bolina. Para Terry Costa esta é mais uma forma de atrair artistas para os programas da MiratecArts e de dar mais oportunidades de apresentação e desenvolvimento não só às participantes, mas também às audiências açorianas, especialmente na ilha do Pico.


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

40 eventos em 7 ilhas: Dia da Viola da T...

2019-10-14 09:43:44

LER +

MONSTRO por Terry Costa

2019-10-07 08:36:32

Terry Costa lança Monstro ao mundo

...

LER +