Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Notas

2019-02-16

Chá & Montanha

As tardes de Chá durante o Montanha Pico Festival já fazem parte de uma tradição durante o mês de janeiro. Na quinta edição do festival, as tardes de domingo aconteceram no Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico, na Gruta das Torres e ainda no Café Galeão, em São Caetano. Os artistas apresentaram os seus trabalhos na temática de montanha, conversas sobre os vários assuntos ambientais e artísticos aconteceram conjuntamente com o bom convívio com as audiências, chás e ainda o Lajido da Picowines. Momentos de referência incluíram a apresentação do novo produto da Barro & Barro com a imagem do Montanha e o uso das rendas tradicionais do Pico com o barro.
Além das tardes de chá, vários eventos aconteceram na Casa das Tisanas, em São Roque do Pico, e na Atlântico Teahouse, na Madalena. Nas duas localidades podem visitar as exposições de Verónica Melo e de Inês Ribeiro. A Casa das Tisanas apresentou o "Chá Vulcão" assim adicionando um novo produto na sua ementa que já inclui o "Chá Montanha".

"IN PICO" livro de prosa-poética e pinturas
No passado mês de janeiro, foi lançado na ilha do Pico o novo livro "IN PICO" de prosa-poética de José Efe e pinturas de Judite Rodrigues. O evento aconteceu no âmbito do Montanha Pico Festival, na Paim Bookhouse Galery, em Santa Luzia. O livro pode ser obtido através do site da editora www.in-libris.com Na sua apresentação, o escritor José Efe incentivou a associação para continuar o seu caminho:
"As nove feéricas ilhas ganharam, ao longo dos últimos anos, um incremento cultural que, em verdade, nunca tiveram. Várias centenas de artistas, oriundos dos quatro cantos do mundo, têm contribuído, com a sua criatividade e paixão – ingredientes necessários para levar a bom porto a cultura –, colocando os Açores no Mapa Mundis das Artes e das Letras. Terry Costa é o rosto e alma deste projecto MiratecArts, que inclui o Azores Fringe Festival e o Montanha Pico Festival, entre outros. Entretece-o há já sete anos, tendo o Pico como pólo central, disseminando-o pelas demais ilhas."

Festival Cordas recebe 3 Prémios Mundiais
O Transglobal World Music Chart Festival Awards apresentou os festivais galardoados de 2018 e na lista TOP 10 Global o Festival Cordas, que acontece no mês de setembro, na ilha do Pico, entrou na sétima posição, lado a lado com festivais que têm orçamentos gigantes comparados com o festival de músicas do mundo nos Açores.
O júri composto de 15 profissionais de vários países, além de destacar o valor dos vencedores nas categorias, elogia vários festivais além do programa de espetáculos musicais, destacando "Cordas World Music Festival, um autêntico desafio devido à sua localização remota, proporcionando experiências emocionantes adicionadas ao prazer da música." As notas do júri continuam mencionando que o Cordas é um dos festivais mais singulares do mundo não só pela sua localidade, a ilha do Pico, mas também pelo foco dos seus artistas dedicarem-se à arte dos cordofones, apresentando assim diversas culturas através de instrumentos de cordas. Tendo a ilha montanha como palco principal, aproveita as suas belezas naturais para fazer das Cordas uma verdadeira celebração da música e da natureza.
O Transglobal World Music Chart Festival Awards também atribuiu ao Festival Cordas o galardão da segunda posição tanto como Best Newcomer (festival com menos de 5 anos de idade) como Best Small Festival (menos de 1000 pessoas por dia).

Neve é o tema do Montanha 2020
Renato Goulart foi o vencedor do Concurso de Fotografia Montanha 2019 da MiratecArts, apresentado durante o Montanha Pico Festival, no Auditório da Madalena. A fotografia do Renato, intitulada "A Minha Janela na Montanha do Pico" vai ser o cartaz para a sexta edição do Montanha Pico Festival com programação para janeiro 2020 e com apresentação do programa oficial no dia 11 de dezembro, o Dia Mundial das Montanhas. Em segundo e terceiro lugares ficaram Pedro Silva e Paula Brasil, respetivamente. O vencedor da imagem além Portugal foi Alexander Budasch da Áustria, que se junta à MiratecArts no mês de junho, para o Azores Fringe, o festival internacional de artes nos Açores. Em segundo e terceiro lugares ficaram fotógrafos do Irão, Babak Mehrafshar e Shakhavan Osmani.
A foto vencedora também incentivou o tema para a sexta edição do Concurso Internacional de Fotografia Montanha: "Montanha & Neve" onde a MiratecArts pretende elaborar as possibilidades de atividades lúdico-turísticas, assim como projetos artísticos que elevem a montanha do Pico para exploração durante o inverno. Propostas de artistas na temática montanha também são bem vindos até 30 de setembro. www.picofestival.com

MiratecArts no Japão
 A associação cultural artística MiratecArts, com sede na ilha do Pico, tem uma presença e comunicação internacional como mais nenhuma entidade não-governamental desta região. Nos sete anos de vida, a partir do escritório na localidade da Mirateca, Candelária, no concelho da Madalena, milhares de mensagens, de mais de 140 países já foram recebidas. Mais de 1775 artistas de 60 países já pisaram a ilha montanha devido aos programas da MiratecArts. Programas anuais acontecem nas 9 ilhas dos Açores. Programas especiais já chegaram a Lisboa e à Madeira, mas também a vários países incluindo Espanha, Polónia, Hungria, Roménia, Cabo Verde, Canadá, EUA e Brasil.
No mês de fevereiro de 2019, a associação chegou ao Japão com seu diretor artístico, Terry Costa, fazendo apresentações, liderando workshops e reuniões com entidades culturais e governamentais. A apresentação dos Açores tradicionais através da arte de Fátima Madruga e dos Açores contemporâneos através da produção musical e projeto "Hoje Açores Today" foi um sucesso no Kyoto Art Center. Programas na Universidade de Artes de Kyoto, Kinosaki International Arts Centre e ainda no World Heritage Mt Fuji e encontros com o Presidente da Cidade de Kyoto, Daisaku Kadokawa, e com o Diretor de Assuntos Culturais e Artes, Nobuyuki Kitamura, iniciaram conversas para protocolos de cooperação para mais Japão nos Açores e mais Açores no Japão.



DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Fringe premiados de Portugal ao Irão

2019-07-13 08:13:34

Azores Fringe premiados de Portugal ao Irão <...

LER +

Fringe por Sara Miguel

2019-07-08 09:25:00

Minha primeira experiência Fringe

por Sara ...

LER +