Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Noites de Cinema

2019-01-02

Filmes galardoados fazem parte do Montanha Pico Festival


Durante o mês de janeiro terá lugar, na ilha do Pico, a quinta edição do Montanha Pico Festival, uma iniciativa da associação MiratecArts. O Museu do Pico apoia, uma vez mais, este projeto, acolhendo no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, as Noites de Cinema.

O Auditório do Museu dos Baleeiros será palco da sétima arte, com entrada gratuita. Luta das mulheres, a comunidade mais alta do mundo e artista de renome são alguns dos temas principais dos filmes, todas as terças-feiras, pelas 21h, obras galardoadas e de grandes nomes de cinema vão ser apresentadas.

Para arrancar o programa a 8 de janeiro é o filme da Suíça para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro 2018 e vencedor de Melhor Filme no Tribeca Film Festival. "A Ordem Divina", de Petra Volpe, acontece em 1971 numa pequena aldeia montanhosa. Uma comédia dramática sobre mudanças de mentalidades e onde as mulheres fazem greve. Cheio de humor e luta, esta apresentação arranca o programa de Noites de Cinema no Auditório do Museu dos Baleeiros, que continua dia 15 com "Não Deixeis Cair em Tentação", um filme francês de Cédric Khan e cujo ator principal, Anthony Bajon, foi vencedor do Urso de Prata Melhor Actor, Berlinale 2018.

A 22 janeiro chega ao ecrã o filme sobre a comunidade instalada na maior altitude no mundo, La Rinconada y Cerro Lunar, a 5500m, nos Andes peruanos. ELDORADO XXI da realizadora portuguesa Salome Lamas é uma assombrosa e misteriosa parcela da realidade etnográfica, onde uma ilusão leva os homens à autodestruição, movidos pelos mesmos interesses, usando as mesmas ferramentas e meios na contemporaneidade que nos tempos antigos. Vencedor de Melhor Filme no Pancevo Film Festival e Grande Prémio no Porto/Post/Doc.

A terminar o programa no Auditório do Museu dos Baleeiros, a 29 de janeiro, a MiratecArts continua o seu programa anual de apresentar filmes sobre artistas. Desta vez é Gauguin, o filme francês de Edouard Deluc. Em 1891, Gauguin foi para o Taiti para encontrar a sua pintura, como um homem livre, no lado selvagem, longe da moral, política e estética dos códigos da Europa civilizada. Embrenha-se na selva, enfrentando a solidão, a pobreza, a doença. Aí conhece Tehura, que se viria a tornar a sua mulher e o tema das suas principais obras.

Montanha Pico Festival apresenta mais de 20 eventos públicos durante o mês de janeiro por toda a ilha do Pico. Exposições nos 3 concelhos, as tradicionais Tarde de Chá aos domingos, entre outros programas, também dão lugar ao desenvolvimento artístico na temática da cultura montanhasa. www.picofestival.com


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

DIA DA MONTANHA

2019-12-12 14:44:36

Sexta edição do Montanha Pico Festival lança...

LER +

AnimaPIX arrancou com centenas de crian...

2019-12-12 00:23:53

AnimaPIX arrancou com centenas de crianças na ...

LER +