Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

O Fringe encerrou com música

2015-07-01

Terceira edição do Azores Fringe encerrou com música

Música clássica pode não ser a programação que a audiência pensa quando vem ao Fringe, o festival internacional de artes. Música clássica apresentada por uma orquestra de jovens da ilha do Pico já é Fringe.
Liderada pelos maestros Márcio Costa e Pedro Sobral, a Orquestra do Centro de Formação Artística da Madalena encerrou a programação da terceira edição do Azores Fringe Festival esta terça-feira. No Átrio da Câmara Municipal da Madalena, a turma de jovens músicos e seus professores apresentaram um repertório clássico que incluiu J.S. Bach e Jean Sibelius. "Projetos como esta orquestra necessitam de ser alimentados e incentivados para continuar a providenciar jovens uma plataforma de expressão e incentivo à criatividade," diz Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, entidade organizadora do Fringe. "Programas para as crianças e jovens no mundo das artes necessitam de mais apoios e não cortes, como acontece no sistema educativo."
O Azores Fringe Festival encerrou em alta com esta apresentação na ilha do Pico. A terceira edição conseguiu ultrapassar todos os recordes com a participação de mais de 300 talentos que inclui artistas de todas as 9 ilhas dos Açores, assim como arte e artistas de 36 países. Uma audiência de mais de 5 mil espetadores, nos mais variados programas apresentados, ultrapassou o esperado para a programação cultural artística, não incluindo visitas às exposições. Mais de setenta por cento da programação aconteceu no epicentro do festival na vila da Madalena. "Na Madalena sentimos o Fringe, mas estamos muito contentes que 12 concelhos em 7 ilhas fizeram parte desta terceira edição e esperamos que voltem para o ano," adicionou Terry Costa. "O investimento em programação para crianças, incluindo workshops, valeu a pena, com mais de 400 crianças da ilha do Pico participando no Fringe. Esta faceta do festival é algo que pretendemos alargar ainda mais em futuras edições."
Este ano, programas artísticos foram criados especificamente para jardins de infância e creches. Terry Costa pretende incentivar artistas para que no futuro desenvolvam mais programas para todas as idades e assim durante o Fringe possam ser apresentados.
O Azores Fringe é programado pelas propostas apresentadas pelos artistas. A ficha oficial está disponível no site www.azoresfringe.com e propostas são aceites até 1 de Janeiro para o próximo festival a acontecer no mês de Junho. Azores Fringe Festival faz parte da rede internacional do movimento Fringe, que inclui cerca de 300 festivais no mundo desde o festival mãe em Edimburgo que estreou em 1947. 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Pedro Silva no Azores Birdwatching Arts ...

2017-10-17 21:39:08

Fotógrafo Pedro Silva destacado no Azores Birdwat...

LER +

Galeria Costa no Azores TOP 10

2017-10-11 00:12:58

Galeria Costa nomeada para o Azores Top 10

 ...

LER +