Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Tricô, Barro e Palhinha, Artesanato no Fringe

2015-06-29

Tricô, Barro e Palhinha, Artesanato no Fringe

O Azores Fringe Festival apresentou 110 eventos na terceira edição do maior festival de artes dos Açores para o mundo. O artesanato também fez parte das propostas realizadas à MiratecArts, a associação que organiza o festival. Desde workshops a projetos comunitários que juntou dezenas de colaboradores, exposições e demonstrações, o Fringe mostra que o artesanato também faz parte do mundo artístico, tem direito e seu devido lugar no festival internacional.
A Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro participou com um workshop de palhinhas de trigo. Aprender como trabalhar com a palhinha para criar bijutaria e chapéus foi o objetivo de um fim de semana de ensinamento. "Conceição Neves, sempre com um espírito em alta," diz Terry Costa "consegue liderar tanto os mais jovens como pessoas mais maduras na aprendizagem de muitas técnicas artesanais. No ano passado tivemos trabalhos em escamas de peixe, este ano o focos foi com a palha." Uma mostra de trabalhos também fez parte da exposição colectiva na Câmara Municipal da Madalena.
Barro & Barro fez parte do festival pela primeira vez. Um workshop para criar uma peça de arte foi a oferta. Participantes deslocaram-se à freguesia da Ribeirinha, Pico, para esta oportunidade. Liderado pela Holandesa, residente no Pico, Marjella Vermazeren, uma tarde foi bem passada na criação de um tijolo decorativo. Os trabalhos de Barro & Barro também estão em exposição até ao final do festival na Bel´arte na Madalena e podem ser adquiridos nas lojas da Aqua Açores.
O Projeto Tricô foi um sucesso inesperado. Com a participação de 50 mulheres, encontros de trabalho e aprendizagem aconteceram durante o inverno e primavera. Durante o Fringe, um encontro final para juntarem os trabalhos em várias peças de arte foi um ponto de alta do festival. O "polvo tricô" está a fazer as rondas pelos tetrápodes da ilha montanha, enquanto a manta da arte de tricô e croché, apresentando as mais variadas técnicas e pontos artesanais, protege o tronco da grande árvore no Jardim dos Maroiços até encontrar uma casa numa grande parede pública. Outros trabalhos vão fazer de cobertas para algumas cadeiras na MiratecArts e assim incentivar futura participação. "Este desafio nos proporcionou umas noites e dias muito felizes," diz Gina Neves, uma das participantes que não perdia um dia de encontro, "Estou muito contente por ter participado e espero que o projeto continue."
Nuno Gonçalves apresentou o seu trabalho em marfim vegetal. Anja Schmid desenhou e apresentou alguns trabalhos artesanais de madeira e bijutaria que estão em exposição na Câmara Municipal da Madalena. Eugénio Pereira construiu os expositores que estão na exposição na Gare Marítima da Madalena. A Gabriela Barata apresentou seu trabalho Desantamaria made in Açores com produtos açorianos, assim mostrando que cada vez mais o trabalho artesanal tem lugar no Azores Fringe.


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Pedro Silva no Azores Birdwatching Arts ...

2017-10-17 21:39:08

Fotógrafo Pedro Silva destacado no Azores Birdwat...

LER +

Galeria Costa no Azores TOP 10

2017-10-11 00:12:58

Galeria Costa nomeada para o Azores Top 10

 ...

LER +