Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Salvaterra & MiratecArts

2018-04-09

Santa Maria e Pico unidas pelo Projeto Tricô


A associação MiratecArts fez parceria com Salvaterra para juntar as ilhas do Pico e de Santa Maria através do Projeto Tricô.
"Santa Maria tem a lã virgem de ovelha, o Pico tem o Projeto Tricô" diz Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts,"vamos juntar os dois e, assim, tanto uma ilha como a outra pode beneficiar e elevar esta arte que está cada vez mais a desaparecer do nosso meio tradicional."
Na próxima temporada, os participantes do Projeto Tricô, na ilha do Pico, vão ter a lã virgem de Santa Maria como matéria prima para desenvolverem trabalhos. No festival internacional de artes, Azores Fringe, uma artista da Salvaterra irá ao Pico liderar um workshop e exemplificar o como é diferente trabalhar com lã virgem. E, assim, se inicia a parceria que junta duas ilhas dos Açores.

Terry Costa reforça a ideia de que através do Governo Regional, ou mesmo do CRAA (Centro Regional de Apoio ao Artesanato), mais apoios deveriam ser atribuídos para não se deixar desaparecer as artes tradicionais. De igual modo, apela aos governantes que visitem Salvaterra e que apoiem esta pequena produção, de modo a que esta seja mais vibrante e para que se inove com produtos únicos da ilha. "Só assim é que podemos ser Açores: únicos naquilo que fazemos e apresentamos, continuar artesanal mesmo que não tenha muita saída comercial. Mas é importante para o desenvolvimento cultural das ilhas" termina Terry Costa. A presidente da Salvaterra, Dulce Resendes, pretende desenvolver a arte da lã de ovelha com a aquisição de algumas máquinas que facilitem o seu processo.

Salvaterra - Associação para o Desenvolvimento de Solidariedade Social Mariense foi criada em 1998. A associação visa promover o desenvolvimento local e rural, incentivar a formação sócio-profissional da população, desenvolver atividades sociais e culturais de apoio à família, e, ainda, promover a proteção dos idosos na velhice. Costura, carpintaria, sapataria, tecelagem e o tratamento de lã de ovelha, criando assim a Ovelinha da Ilha, são os principais ofícios.

MiratecArts é uma associação cultural artística que tem por finalidade realçar o indivíduo, a equipa e a produtividade organizacional no mundo das artes. A MiratecArts apresenta o Azores Fringe Festival de 25 de maio a 1 de julho, com programa nas 9 ilhas dos Açores. 

--- ---
Foto:  Terry Costa da MiratecArts e Dulce Resendes da Salvaterra 



DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Notas / Notes

2018-10-19 13:59:04

LER +

Hoje Açores Today

2018-10-14 19:49:35

20 projetos musicais açorianos promovidos alé...

LER +