Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

80% do Pico diz SIM às artes

2018-03-30

80% do Pico diz que a arte é fundamental para o desenvolvimento da ilha


 
A associação MiratecArts liderou um inquérito na ilha do Pico, no primeiro trimestre de 2018. O objetivo é de conhecer melhor os/as picoenses (as pessoas que vivem no Pico) e tentar refletir através da programação entre as quais mostras, workshops, conversas e projetos em desenvolvimento, o que é mais necessário para a ilha, assim como, também, averiguar o que a população tem interesse em ver desenvolvidos através da cultura artística.

A montanha, a música, as sopas do Espírito Santo e o restaurante Ancoradouro foram as escolhas picoenses, num inquérito que destacava a cultura artística, o turismo e a gastronomia do Pico. 80% dos respondentes dizem que a arte é um ponto fundamental para o desenvolvimento da ilha, enquanto 15% fica por um "talvez".

Respondentes dos 3 concelhos da ilha (proporcional ao número da população); 58% identificaram-se do género feminino e 42% masculino; 45% menores de 20 anos, 44% entre os 20 e 49 anos, e 11% dos respondentes com mais de 50 anos de idade. 

As áreas de maior INTERESSE ARTÍSTICO para os/as picoenses é a música, com 36%; seguido da dança, com 28%; o teatro, a 25%; a arte plástica, a 10%; e o cinema, com 1%. A associação teve o cuidado de chegar aos mais jovens diferentemente do que acontece com este tipo de inquéritos.

TOP ATRAÇÕES TURÍSTICAS no Pico, escolhidas pelos picoenses são lideradas pela própria montanha, seguido pelas vinhas, lagoas, grutas e furnas, whale watching, museus, maroiços e miradouros, moinhos, zonas balneares e trilhos pedestres. O ponto turístico que os/as picoenses mais apreciam e promovem é a montanha, seguido da Paisagem da Vinha. O inquérito também incluiu uma pergunta mais específica sobre os VESTÍGIOS DO PASSADO: a zona da Paisagem da Vinha, a zona do Lajido e as Relheiras, Moinhos e Maroiços e os Museus são os locais mais mencionados e indicados por picoenses, para serem apreciados por quem nos visita e deseja ter conexão com o passado.

PICOENSES E A GASTRONOMIA. A questão sobre pratos típicos era aberta e os/as respondentes nomearam o seu prato favorito. As sopas do Espírito Santo foi o mais mencionado prato típico; linguiça com vários acompanhamentos também recebeu destaque e o caldo de peixe fechou os top 3. Com algumas menções também para as lapas, os torresmos, o bolo e o pão de milho do Pico. Em termos da restauração, temos o prazer de apontar que o restaurante com a mais longa parceria com a MiratecArts é o favorito do Pico: Ancoradouro.

Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, agradece à estagiária Anabela Nunes Pereira, que liderou os inquéritos e relatório final e ao jovem Marco Leal, que está com a associação através do programa OTL-J da Direção Regional da Juventude que também ajudou com os inquéritos. "Esta informação vai ajudar a moldar futuros projetos da associação." avança Terry Costa. "Foi curioso de ver os moinhos serem mencionados tantas vezes, pois temos um projeto nessa vertente já em andamento. Agradeço aos respondentes que investiram algum do seu tempo para nos ajudar com o inquérito e, no final, mostrarem que temos muito trabalho a fazer, desde a educação à oferta cultural artística na nossa ilha." 

--- ---
Foto: Helder Gonçalves


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Lajes das Flores abraçou o Fringe

2018-06-17 14:57:54

Lajes das Flores abraçou o Fringe

<...

LER +

Maria Simões é Luna, a palhaça

2018-06-13 07:11:43

Há 6 anos a meter o nariz no maior festival de...

LER +