Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

300 anos em ilustração

2018-02-01

Festival Montanha encerra com 300 anos das erupções em ilustração


Janeiro já não é o mês mais calmo na ilha do Pico. O Montanha Pico Festival foi abraçado por centenas de pessoas em 26 eventos que levaram gaiteiros até ao ponto mais alto de Portugal; apreciaram chá na Casa da Montanha aos domingos à tarde, evento que acolheu autores e suas novas publicações; noites de cinema no Museu dos Baleeiros e várias exposições, nos três concelhos da ilha, e na última semana de programa, começando com a Caminhada dos Vulcões, abriu-se uma data de eventos, em parceria com o Parque Natural do Pico, que marca os 300 anos das erupções dos Mistérios de Santa Luzia e São João.

Filipe Manuel Gomes foi o artista encarregado de encerrar a quarta edição do Festival Montanha, com a abertura da exposição "Mistérios de Fogo". Através de ilustração, o artista natural do Pico usou o cenário ocorrido há 300 anos como inspiração para a exposição de ilustrações, patente até ao verão, no Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, localizado no Lajido de Santa Luzia, a metros de distância onde uma das erupções aconteceu.

Filipe é autodidata e dedica-se às artes desde jovem. Através da música, cinema e ilustração, esta última tendo sido o foco principal dos últimos anos, obtendo resultados positivos, como a vitória do concurso da MiratecArts: Ilustrar Açores. Filipe já contribuiu para o Madalena Roteiro de Arte Pública, com uma pintura dedicada ao passado da ilha, "a long time ago" e, agora, continua na mesma vertente com este projeto dos "Mistérios de Fogo" onde pretende alargar a exposição e percorrer várias localidades da ilha, assim como desenvolver um filme de animação na mesma temática. 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Notas / Notes

2018-10-19 13:59:04

LER +

Hoje Açores Today

2018-10-14 19:49:35

20 projetos musicais açorianos promovidos alé...

LER +