Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Festival de Artes & Aves

2017-11-13

Festival de Artes & Aves é para continuar


MiratecArts, a entidade organizadora do primeiro Azores Birdwatching Arts Festival, o festival de Artes & Aves que apresentou uma semana de programação na ilha no Pico, anuncia que pretende continuar com o projeto.

Uma programação de 10 eventos públicos e de 4 nas escolas, que incluíram visitas de campo, expedições e trilhos de aventura e observação de aves. Ao mesmo tempo, o festival focou em programa artístico, convidando artistas em geral para mandarem as suas propostas de trabalhos na temática, sendo que alguns foram apresentados pelo diretor artístico, Terry Costa, ao público, na sessão de encerramento. O intuito desta ação foi a da promoção e apresentação destes artistas e dos seus trabalhos, não só nesta edição como também em futuras edições do festival. Nesta primeira edição, os fotógrafos Pedro Silva e Nuno Fonseca apresentaram o seu trabalho, assim como o ilustrador João T. Tavares. A estreia açoriana do filme "O Ornitólogo" de João Pedro Rodrigues recebeu aplausos da audiência. Trilho de Sons, liderado por Cláudia Melo, da Épico, uma das empresas de animação turística que se juntou ao evento, foi um dos eventos que esteve lotado com famílias e algumas crianças, assim como o Workshop de ilustração científica.

"Fiquei impressionado com a iniciativa da associação em desenvolver interacções com os vários níveis etários, das mais tenras idades no contexto escolar até aos elementos séniores, que frequentaram o workshop de Iniciação à Ilustração Científica," expressou o ilustrador e biólogo João T. Tavares, da Gobius. "Por toda a ilha, as manifestações culturais e artísticas da MiratecArts estão presentes e visíveis a quem a visita. Não há dúvida que existe um Pico diferente daquele que visitei há 13 anos. É agora mais dinâmico e mais vivo, mais aberto à expressão artística e a associação contribui para isso. Espero podermos vir a desenvolver novas atividades que juntem a expressão artística à valorização do património natural do Pico e das ilhas, neste grande evento, no Azores Birdwatching Arts Festival."

O fotógrafo e co-autor do livro "Aves nos Açores", Nuno Fonseca, admite que "afinal há muitas aves para avistar no Pico," e incentiva a MiratecArts a continuar o seu percurso, deixando palavras de apoio: "Foi um prazer participar na primeira edição do festival e contem comigo para desenvolver este digno projeto."

Em termos de observação das aves, espécies difíceis de se captar como o Pato-colhereiro (Spatula clypeata) e o Colhereiro (Platalea leucorodia) e aves raras como Socó-mirim (Butorides virescens) foram avistadas e fotografadas, entre as mais de 40 espécies, neste mês de Novembro.

Pedro Silva já captou em fotografia 83 espécies de aves nos Açores, sendo 70 delas, na ilha do Pico. A exposição BIRDS by Pedro Silva, que abriu o festival, continuará patente no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, até 26 de Novembro.

Artistas trabalhando na temática de aves e na sua observação podem propor participação com projeto para a próxima edição em 2018. 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +