Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Nota Oficial

2017-08-25

MiratecArts rescinde apoio da Câmara das Lajes do Pico para o Azores Birdwatching Arts Festival


Devido às condições em que os cães errantes vivem nas Lajes do Pico e tendo em conta o comunicado publicado pelo Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, sobre o referido assunto, a MiratecArts vem publicamente rescindir o apoio financeiro que a Câmara das Lajes do Pico alocou para apoiar o primeiro Azores Birdwatching Arts Festival.

"A MiratecArts está a elaborar um festival artístico e uma aventura que abraça o ambiente, baseado na observação de aves." diz Terry Costa. "A Câmara das Lajes do Pico, em janeiro 2017, através do seu Presidente, confirmou a participação financeira de 2 mil euros para apoiar a produção deste festival. Como presidente da MiratecArts, não posso aceitar este apoio financeiro e ser parceiro com uma entidade que não respeita os animais, quando esse é um dos grandes objetivos do referido festival."

Assim, a associação MiratecArts pede à Câmara Municipal das Lajes do Pico que utilize a verba de 2 mil euros para retirar os cães do lugar inóspito onde se encontram, neste momento, e procure um lugar mais adequado, criando, assim, melhores condições para receber os cães errantes desse concelho.

A MiratecArts continua a produção e programação do referido festival, agendado para as datas de 6 a 12 de novembro, e planeia apresentar o programa com outros apoios que possa conseguir. "O festival continuará, de uma forma ou outra." adiciona Terry Costa. "Fazemos o que podemos com o que temos." 

--- --- 

A REALIDADE: 


Comunicado da Câmara Municipal das Lajes do Pico:

Na sequência das notícias sobre o Centro Municipal de Recolha de Cães das Lajes do Pico há a referir o seguinte:

1. Os cães foram transferidos há poucos dias para um espaço referido na RTP Açores como “uma lixeira a céu aberto” o que não corresponde à realidade. O pouco lixo existente, na habitual dramatização em tudo o que diz respeito ao Município das Lajes do Pico, que é liderado por uma Câmara Socialista eleita pelo povo, resulta de deposições ilegais, impróprias e reprováveis num terreno junto ao espaço onde estão os cães, fazendo a câmara, com elevada frequência, a sua remoção para o Centro de Processamento de Resíduos, o que, dadas as extraordinárias exigências na preparação da Semana dos Baleeiros, não foi feito nos últimos dias.

2. Contrariamente ao que disse a Presidente da Acanil, que fez uma abordagem politicamente subtil, encomendada por interesses políticos conhecidos, muito mais cavados nesta altura do calendário autárquico, os cães não passam fome, nem sede, estão num local fresco e têm um abrigo, ainda que não seja um hotel de 5 estrelas.


3. É evidente que é necessário proceder à disponibilização de instalações com melhores condições para a permanência dos cães no Centro Municipal de Recolha, sendo previsível proceder a essa disponibilização até 8 de Setembro próximo, de acordo com o que tinha sido já assumido pela câmara municipal junto dos serviços competentes.


4. Os cães, tal como todos os animais, devem ter as melhores condições para o seu bem estar e é claro que as atuais condições do Centro Municipal de Recolha de Cães não cumprem, ainda, plenamente esse objetivo, mas é importante não perder de vista que as pessoas é que devem e merecem estar no centro das nossas preocupações, em especial as pessoas mais pobres, as desempregadas e as que não têm uma habitação condigna. É importante ter, pelo menos, tanta sensibilidade e preocupação com as pessoas, como as que se proclamam e exaltam com os cães.

 

O Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico
Roberto Silva



DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +