Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

PROCURA-SE bonecas de trapos

2017-05-03

MiratecArts procura "bonecas de trapos" da ilha do Pico

No decorrer do Visitarte - o festival de artes em casas rurais, a acontecer esta semana em São Roque do Pico, a Capital do Turismo Rural, a associação MiratecArts apresenta arte e artistas da ilha montanha nas mais paradisíacas casas do concelho.

Na noite dedicada a Santo Amaro, a freguesia menos populosa da ilha, e que de acordo com Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, é "de certeza a que tem mais criativos artísticos per capita", a conversa foi dominada pela "boneca de trapos" apresentada pelas gémeas Alzira e Conceição Neves.

"Marta 1939 é uma boneca muito especial" diz Conceição Neves na Adega da Varanda Alta. A boneca de trapos já venceu três prémios de referência e continua a deliciar milhares de pessoas que todos os anos visitam a Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro.

Assim, entre os sons do cagarro, na rua, e os toques calorosos dos instrumentos de cordas de Zilda Machado, Manuel Amaro Eduardo, José Leonardo e Mónica Goulart, o convívio aqueceu e alastrou-se pela noite dentro com partilhas de histórias, canções e ideias. Terry Costa partilhou que o festival de artes internacional, Azores Fringe, vai acolher a Boneca de Ataúro. A ideia de coletar "bonecas de trapo" da ilha do Pico para exposição em junho surgiu desta conversa. "Assim, a boneca de trapos do Pico poderia conviver com a boneca da ilha de Ataúro e, por que não, ser motor de incentivo à recuperação de algo tradicional" sugere Costa.

Boneca de Ataúro é um projeto que envolve mais de 60 mulheres no fabrico de bonecas de pano, "bonecas de trapo", que se tornaram símbolo da ilha de Ataúro, em Timor. "Por que não investigar e desenvolver um pouco mais a nossa boneca de trapos?" questiona Terry Costa. "Parece ser algo difícil de encontrar hoje em dia, por isso estamos a desafiar o povo do Pico a partilhar connosco as suas bonecas de trapos, nesta a quinta edição do Fringe." Podem contactar a associação MiratecArts através do telefone 963 639 996 ou info@mirateca.com email.

Visitarte continua na Capital do Turismo Rural até 4 de maio, encerrando na freguesia da Prainha, nas Adegas do Pico.

--- ---

Foto: Pedro Silva
+fotos de VISITARTE: 
Ana Goulart
Ana M. Costa


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +