Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

MiratecArts na Galiza

2016-10-23

MiratecArts leva os Açores à maior feira de músicas do mundo

  
WOMEX é a maior feira de músicas do mundo e a edição de 2016 aconteceu esta semana passada em Santiago de Compostela. A MiratecArts levou o nome dos Açores e o Festival Cordas a três mil representantes de música e festivais de dezenas de países.

A Cidade da Cultura de Galiza, um novo bairro em Santiago de Compostela, é dedicada às artes e conferências mundiais. Foi aqui que, pela primeira vez, o nome dos Açores chegou aos agentes culturais e audiências do WOMEX. Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts apresentou o projeto do Festival Cordas, que aconteceu com grande sucesso, pela primeira vez, na Madalena do Pico, no passado mês de setembro. Músicos de todo o mundo, debaixo do teto premiado da Cidade da Cultura de Galiza ficaram a saber sobre este projeto da MiratecArts e onde ficam as ilhas dos Açores.

"Continua a ser uma das principais perguntas: onde fica os Açores?", diz Terry Costa, "mas cada vez mais estamos chegando às audiências culturais, um grande mercado ainda não explorado na promoção mundial das nossas ilhas." Através de palestras, participação em workshops e concertos, mais de três mil pessoas, de dezenas de países, estiveram em contato na cidade galega. Terry Costa aproveitou esta oportunidade não só para dar a conhecer o Festival Cordas mas também para dar entrevistas a meios de comunicação de vários países interessados em promover todos os projetos da MiratecArts, em especial os festivais Fringe e o Montanha que, por sua vez, aceitam propostas de participação de artistas.

"Quem não se junta nas plataformas e redes já criadas, quem não faz propostas e fica em casa à espera que algo aconteça, não se pode considerar-se um artista promotor desta era," adiciona Costa. "O trabalho do artista hoje em dia é 90% promoção e 10% criação e apresentação. Talvez não devia ser assim mas é, uma vez que o ser humano virou esta indústria. Agora quem fica à espera de convites, às vezes, é só mesmo isso que faz: ficar à espera. Pois, nem todos têm meios para contratar alguém só para os promover."

A MiratecArts criou as plataformas www.discoverazores.org para artistas açorianos se juntarem e assim fazerem parte da rede da associação e ficarem na linha da frente em todas as oportunidades. Também foi criada a plataforma www.artistaslusos.net para artistas portugueses em todos os cantos do mundo. Através do Azores Fringe Festival, encontros temáticos e dedicados a certos grupos de artistas já estão em efeito como o Encontro Pedras Negras para escritores que vai ter sua terceira edição, na ilha do Pico, no final de maio 2017 e o Encontro e Expedição Fotográfica que vai acontecer na ilha das Flores, no próximo junho.
"Participar nunca esteve tão fácil. As pessoas têm é que se mexer. Temos que mostrar ao mundo o que fazemos para conseguirmos fazer mais," conclui Terry Costa. www.mirateca.com 

Foto: Cidade da Cultura de Galiza


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +