Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

100 Sorrisos a dar a volta à ilha do Pico

2016-09-24

100 Sorrisos a dar a volta à ilha do Pico

  
O Roteiro dos Sorrisos de Pedra de Helena Amaral, um projeto liderado pela associação MiratecArts, alcançou um novo patamar. O numero de esculturas, a dar a volta à ilha do Pico, chegou a 100, com a última montagem na nova rotunda em São Roque do Pico.

"Cem pedras, cem olhares, cem emoções a espalhar sorrisos pela ilha," diz Helena Amaral. "Isto é possível só quando a arte nos seduz e nos faz explodir de alegria e criatividade. Estes sorrisos estão a conquistar as pessoas e a transformar a ilha numa autêntica galeria de esculturas públicas." Os Sorrisos de Pedra são esculpidos nas bombas de lava da ilha do Pico e a artista devolve-os à montanha em forma de escultura.

O projeto iniciou-se em Abril 2015 com exposições em várias localidades da ilha. No verão passado, foi criado um roteiro e hoje podem-se encontrar estas obras em mais de 30 localidades. Desde oficinas de artistas aos parques florestais, pontos de interesse e locais do parque natural, incluindo o Piquinho do Pico. Num desafio lançado ao público, uns aventureiros encontraram, num só dia, um terço das esculturas expostas ao público.

"Agora temos um panfleto, um mapa da ilha, que mostra em que localidades se pode encontrar as esculturas," diz Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts. "Esta ferramenta é muito apreciada pelos visitantes e residentes e dá a oportunidade a uma visita à ilha do Pico de uma forma diferente, que pode acontecer em qualquer altura do ano."

Helena Amaral continua a esculpir e mini-Sorrisos podem ser adquiridos na oficina da artista, com os fundos revertendo para apoiar Acanil, a associação que acolhe os cães abandonados.

A exposição ambulante dos Sorrisos de Pedra continua no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, Faial, até outubro e, em 2017, vai estar no Atelier de Kaasfabriek em São Jorge. 

Foto: Pedro Silva 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Pedro Silva no Azores Birdwatching Arts ...

2017-10-17 21:39:08

Fotógrafo Pedro Silva destacado no Azores Birdwat...

LER +

Galeria Costa no Azores TOP 10

2017-10-11 00:12:58

Galeria Costa nomeada para o Azores Top 10

 ...

LER +