Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Cordas continua na Casa da Música da Candelária

2016-09-23

Cordas continua na Casa da Música da Candelária

  
O Festival Cordas foi um grande sucesso apresentando, no mês de setembro, na Madalena, no Pico, músicos e instrumentos de várias partes do mundo. Agora, a associação MiratecArts quer incentivar músicos da ilha a continuar o movimento.

"Instrumentos de corda sempre fizeram parte do quotidiano da ilha do Pico," diz Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts. "Sabe-se que nos últimos anos menos pessoas têm participado nesta forma de arte - temos muitas outras distracções. Mas, criando as oportunidades, acredito que vamos levar a um patamar mais digno e conseguir fazer com que os jovens participem. Vamos incentivar desenvolvendo o que já temos e a Casa da Música da Candelária é um desses bons exemplos que devemos alimentar."

A Casa da Música da Candelária, na ilha do Pico, é um projeto liderado por Laurindo Cardoso e abraçado pela MiratecArts. "Aqui, qualquer pessoa é bem vinda para partilhar os seus conhecimentos, ensinar, aprender e fazer parte das folgas e das noites de chamarrita," diz Laurindo Cardoso. "Este espaço foi criado para ser aberto a toda a gente."

O espaço é na Freguesia da Candelária e fica atrás da Escola. Agora, e agendado pela MiratecArts, todas os primeiros domingos do mês este espaço convida músicos com instrumentos de corda a juntarem-se para convívio informal e tocarem juntos. A noite termina com chamarritas e qualquer pessoa pode-se juntar e bailar. Assim, dia 2 de outubro pelas 20h, a Casa convida músicos de toda a ilha, "venham dos grupos de folclore ou mesmo que não façam parte de algum grupo. São todos bem vindos!" adiciona Laurindo Cardoso. Em janeiro, haverá um evento especial com todos os músicos que têm Viola da Terra, a acontecer na Casa da Montanha.

"Historiador Manuel Serpa desafiou a MiratecArts, durante o programa Em Foco da Rádio Pico por altura do Festival Cordas, para criar estas oportunidades," continua Terry Costa. "Como já temos a Casa da Música da Candelária, só faz sentido se a utilizarmos como plataforma de arranque e como meio de trabalharmos todos juntos para desenvolver o que podemos, com quem queira e com quem tenha vontade."

Vários grupos formam-se a partir dos participantes: Chamarritas da Casa da Música da Candelária é um grupo com presenças regulares nas festas populares; Ilhéu Negro é dedicado ao fado; Grupo de Tocadores de Viola da Terra do Pico é um novo grupo a se formar; e, o Grupo de Cordas Ilha Negra, que apresentou um grande concerto na Praça da Madalena durante o Festival Cordas,  agora prepara-se para suas primeiras apresentações fora da ilha com concerto no Faial a 18 de dezembro no Museu Casa Manuel de Arriaga e em São Jorge, já no início do próximo ano. 

Foto: José Feliciano. Grupo de Cordas Ilha Negra no Palco da Praça da Madalena no Festival Cordas. 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +