Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

Sonoridades do mundo

2016-09-15

Sonoridades do mundo chegam ao Palco da Praça da Madalena no Festival Cordas

  
Este fim-de-semana de 16 a 18 de setembro, o Palco da Praça da Madalena, na ilha do Pico, acolhe sonoridades do mundo através de músicos e os seus instrumentos de corda.

Duas noites de grandes concertos pelas 21h30 e no domingo uma tarde chill-out pelas 16h30 abraça o berimbau do Brazil, a harpa gótica que vem pela mão do português Silveira Anjos Teixeira, residente em Berlim, e ainda instrumentos únicos como a guitarra-bandola-viola de Laurindo Cardoso.

Sexta à noite vê a estreia nos Açores da guitarrista Marta Pereira da Costa, acompanhada por um trio de músicos, que vem da capital portuguesa. Antes da guitarra portuguesa entrar em palco, um mini-concerto a solo de bandolim por Wilson Medina e a apresentação do Grupo de Cordas Ilha Negra vai acontecer.

Sábado, o palco fecha com o som da cultura açoriana. Rafael Carvalho, acompanhado pelo irmão César Carvalho, encerra a noite com a Viola da Terra dos Açores, a viola dos dois corações, o instrumento mais único da região. Um solo de cavaquinho por Amadeu Magalhães e os espanhóis Beselch Rodriguez e Marco del Castillo nos presenteiam com o timple, o instrumento tradicional das Canárias.

O timple é o instrumento mais emblemático das Ilhas Canárias, uma pequena guitarra de cinco cordas parecida com um cavaquinho. De carácter tradicional, tem sido usado há séculos pelos habitantes das ilhas espanholas acompanhando instrumentos em festas tradicionais. Recentemente, vários músicos das Canárias introduziram o timple noutros estilos como a música sinfónica, o jazz e o flamenco, abrindo as portas para uma fusão com músicas do mundo.

Beselch Rodriguez é um dos jovens artistas de renome que tem elevado o timple nas suas atuações. Já participou em dezenas de festivais, recebeu prémios e vive a apresentar concertos. Marco del Castillo é um dos melhores guitarristas das ilhas Canárias e acompanha o timple com sua guitarra clássica. Atualmente combina a sua carreira de músico com a de professor de guitarra, harmonia, teoria musical e como produtor musical e compositor.

Para mais informação sobre o primeiro Festival Cordas visite www.festivalcordas.com 


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Vitor Oliveira do AnimaPIX ao WB Festiva...

2017-12-10 23:07:02

AnimaPIX promete mais oportunidades no futuro ...

LER +

Anime encerra AnimaPIX

2017-12-02 09:41:16

Anime, o melhor do cinema japonês apresen...

LER +