Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/discove1/public_html/news/header.php:4) in /home/discove1/public_html/news/header.php on line 9
discoverazores.org

MiratecArts recebe Viola da Terra

2016-09-11

MiratecArts recebe Viola da Terra única pelo luthier Raimundo Leonardes

 
Cordas, o festival de músicas do mundo, está a decorrer na vila da Madalena, ilha do Pico até 18 de setembro. Organizado pela associação MiratecArts em parceria com a Câmara Municipal da Madalena, este é um projeto único no país, celebrando a arte dos instrumentos de corda. Uma exposição, conversas, apresentações de filmes e livros são eventos paralelos a uma vasta programação de concertos, abertos ao público, em geral, todos os dias desta semana.

No domingo 11 de setembro, na abertura oficial do Festival Cordas, o diretor artístico da MiratecArts recebeu um presente. Raimundo Leonardes, um dos mais jovens luthiers da região, apresentou uma Viola da Terra muito especial. Com toda a sua simbologia tradicional, a viola também adorna a imagem do Cordas - World Music Festival. A Viola da Terra dos Açores, a viola dos dois corações, é o instrumento mais singular da região e, desde que o povo se lembra, sempre fez parte do quotidiano da sociedade açoriana.

Terry Costa pretende apresentar esta viola nas escolas do Pico, ainda durante o Festival Cordas, como incentivo para que os jovens agarrem o instrumento e o façam parte do seu dia-a-dia. "Gostava de ver mais jovens, e em especial mulheres, a pegar na Viola da Terra, aprender a tocar, seja em eventos tradicionais ou mesmo a criar novos grupos que desenvolvam o instrumento mais açoriano para concertos originais. A viola merece, a nossa cultura está a pedir este arranque e desenvolvimento e a MiratecArts está aqui para incentivar e ajudar isso acontecer."

Raimundo é o primeiro luthier a aplicar a amplificação às violas da terra e este ano frequentou um curso de luteria no Brasil. Na sua apresentação falou sobre esta experiência e sobre a construção de violas, mostrando moldes e os passos que segue para construir o som da cultura açoriana.
Para mais informação sobre o festival visite www.festivalcordas.com 

Foto: Elisabete de Sousa. Luthier Raimundo Leonardes e Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts


DEIXE A SUA OPINIÃO
LEAVE YOUR OPINION

OUTRAS NOTÍCIAS
OTHER NEWS

Pedro Silva no Azores Birdwatching Arts ...

2017-10-17 21:39:08

Fotógrafo Pedro Silva destacado no Azores Birdwat...

LER +

Galeria Costa no Azores TOP 10

2017-10-11 00:12:58

Galeria Costa nomeada para o Azores Top 10

 ...

LER +